Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Eu posso, nós podemos lutar contra o câncer!

Eu posso, nós podemos lutar contra o câncer!

17-04-2017

Quem já sofreu com câncer, sabe que a luta é diária. Por isso, no Dia Mundial do Combate ao Câncer, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é importante mobilizar a população quanto aos aspectos educativos e sociais no controle do câncer e, também, para reforçar a importância da adoção de hábitos saudáveis, atitudes de prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos.

Mas o que é o câncer? É o nome dado a um conjunto de doenças que envolvem o crescimento anormal (maligno) das células e invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.

Segundo o Dr. Gabriel dos Anjos, médico oncologista do Hospital Ernesto Dornelles, para 2017 temos a estimativa de 596 mil novos casos de câncer, sendo 295.200 em homens, e 300.800 em mulheres no Brasil.

No mundo ocorrem mais de 8 milhões de mortes por ano devido ao câncer, no Brasil, ocorrem mais de 180 mil mortes por ano. Sendo os tipos mais frequentes os de pele, relacionados a exposição solar, seguidos de câncer de pulmão, próstata e mama.

A melhor maneira de prevenção é evitar expor-se aos fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença. Por exemplo, não fumar, manter alimentação saudável e peso adequado, evitar bebidas com álcool, praticar exercícios, amamentar o bebê no peito, exame ginecológico preventivo para mulheres regularmente e, vacinação anti-HPV, além de evitar exposição ao sol em horários de pico.

Quanto a idade, o oncologista esclarece que, quanto maior a idade, maior o risco de termos que enfrentar algum problema. Por isso, com a avançar da idade, as avaliações e o acompanhamento médico devem ser mais frequentes.

“A preocupação não deve ser restrita somente ao câncer, mas devemos nos preocupar em manter a saúde. Se cuidarmos do nosso corpo e de nossa mente, estaremos em um bom caminho para evitar o câncer e uma série de outras doenças’’, salienta o médico.

Perda de peso excessivo, alterações na pele, dores fortes, mudança nos hábitos intestinais ou da função da bexiga, ferida que não cicatriza, manchas brancas na boca ou língua, hemorragia, espessamento ou nódulo na mama ou em outras partes do corpo, indigestão ou dificuldade para engolir e tosse persistente ou rouquidão, são alguns sintomas que podem indicar a presença da doença. A visita regular ao médico, independentemente da idade, para a retirada de dúvidas é muito importante para o diagnóstico precoce.

Ao notar quaisquer alterações importantes no funcionamento do seu organismo ou se sentir algo diferente, consulte imediatamente um médico para que a causa seja diagnosticada.

Dr. Gabriel Marques dos Anjos

Coordenador do Serviço de Oncologia e Supervisor do Programa de Cancerologia Clínica da Residência Médica do Hospital Ernesto Dornelles

Mestre em Ciências Médicas pela UFRGS

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min