Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Fungos, eles adoram o verão!

Fungos, eles adoram o verão!

14-02-2017

Ah, o verão! Estação sinônimo de praias, piscinas e férias, mas para alguns as altas temperaturas e umidade acima do normal podem causar as comuns e incomodas infecções fúngicas.

Os dermatófitos, mais conhecidos como fungos da pele, são microorganismos que originam micoses na pele, causando sintomas como coceira, manchas, bolhas, mau cheiro e descamação.

Os fungos costumam crescer em ambientes quentes e úmidos, portanto, no verão, a pele quente e suada, especialmente entre os dedos dos pés, virilha e axilas, que são os locais mais afetados.

Os fungos existem no meio ambiente e estão em todos os lugares, desde a areia da praia até equipamentos de proteção individual nos locais de trabalho, por isso, a infecção fúngica é de transmissão fácil.

Para ajudar a combater o problema, é importante seguir todas as orientações de higiene e cuidados pessoais. Outro cuidado é com a alimentação, que pode ajudar bastante a ter um organismo saudável e forte contra os fungos. 

  • Tomar banhos regularmente e enxugar bem todas as partes do corpo, não deixando a umidade permanecer na pele por muito tempo (mulheres devem tomar cuidado extra para manterem a parte debaixo dos seios sempre seca);
  • Usar roupas leves e arejadas – as de algodão são as mais indicadas;
  • Secar suas roupas ao sol;
  • Não compartilhar toalhas, roupas de banho e utensílios de uso pessoal como cortadores de unha, lixas, escovas e pentes de cabelo. Caso vá ao salão de manicure e não tenha o seu próprio kit de unhas, certifique-se de que os utensílios são devidamente esterilizados;
  • Usar calçados em locais com pisos úmidos como piscinas e vestiários, onde há muita circulação de pessoas, principalmente;
  • Usar meias de algodão para ventilar os pés e não acumular suor (Outra opção válida é usar o secador de cabelos para a região entre os dedos);
  • Tomar cuidado para não entrar em contato físico com outras pessoas contaminadas com fungos de pele, pois muitas micoses podem ser contagiosas;

O tratamento para o combate dos fungos pode ser por via oral, com medicamentos antifúngicos, mas principalmente com cremes e soluções antifúngicas de uso tópico, bem como talcos com efeito antifúngico que diminuem também a umidade.

Lembrando que antes de tomar qualquer medida contra a doença, ao sentir qualquer sintoma, procure a ajuda de um médico. Não faça automedicação!

Fonte: Dra. Raquel Heidrich, médica Dermatologista do Hospital Ernesto Dornelles

Todas as notícias

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI: das 10h às 10h30min; das 16h30min às 17h; das 21h às 21h30min


Emergência: das 11h às 11h20min; das 15h30min às 15h50min; e das 21h às 21h20min

Internação: das 15h às 17h

Unidade de Cuidados Especiais - UCE: (Orientada) das 9h30min às 11h30min e das 14h30min às 16h30min; (Social) das 21h às 21h30min.