Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Sucos detox: muito além do emagrecimento

Sucos detox: muito além do emagrecimento

14-02-2017

Promoção da saúde, prevenção de doenças e de complicações em indivíduos com doenças crônicas. Esses são alguns benefícios dos sucos de frutas e vegetais in natura, aliado a uma alimentação saudável, importantes por contribuírem no alcance de equilíbrio alimentar, uma vez que são fontes de vitaminas, minerais, fibras.

Segundo a Médica do Serviço de Nutrologia do Hospital Ernesto Dornelles, Pâmela Finkler, devemos prestar atenção, pois algumas dietas detox defendem a ideia de restringir nutrientes importantes e vitais, como por exemplo, proteínas e carboidratos de alta qualidade. Longos períodos de jejum também podem ser incentivados em algumas dessas dietas. Estes períodos de privação alimentar estão relacionados à restrição severa de energia e inadequação nutricional, conduzindo normalmente a uma situação de deficiência de proteínas e vitaminas, além de alteração no balanço de eletrólitos.

A sugestão da especialista é dar prioridade especialmente à uma dieta equilibrada, que contenha alimentos de boa qualidade nutricional e de todos os grupos nutricionais, como por exemplo os carboidratos, proteínas, fibras, micronutrientes como vitaminas, sais minerais e oligoelementos, e inserir os sucos in natura em conjunto.

Existem várias receitas de suco detox, a grande maioria delas inclui frutas, vegetais verdes, tubérculos, folhas aromáticas.

Confira algumas receitas para experimentar em casa:

  • Ingredientes: 2 maças vermelhas sem caroço, 2 folhas de couve, 1 cenoura pequena, 3 ramos de hortelã, 1 pedacinho de gengibre, 1 inhame pequeno descascado, 1 colher de linhaça. Centrifugar todos os ingredientes, não coar e beber em seguida. Não precisa acrescentar água.
  • Ingredientes: 200 ml suco de cenoura (passada na centrífuga); 200 ml suco de pimentão amarelo (passado na centrífuga); 50 ml suco de erva-doce (passada na centrífuga); 100 ml suco de limão; 50 ml de suco de champignons frescos (passados na centrífuga).
  • Ingredientes: 2 folhas de couve, 1 copo de abacaxi picado, 2 colheres de chá de gengibre ralado, ½ litro de água gelada. Centrifugar todos os ingredientes, não coar e beber em seguida.

É importante a avaliação individualizada para adequar a dieta às necessidades nutricionais de cada um e para a formação de um cardápio que favoreça a aderência ao plano alimentar. A consulta a um profissional médico nutrólogo e ao nutricionista contribuem para isso.

Fonte: Pâmela Finkler, Médica do Serviço de Nutrologia do Hospital Ernesto Dornelles

Todas as notícias

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI: das 10h às 10h30min; das 16h30min às 17h; das 21h às 21h30min


Emergência: das 11h às 11h20min; das 15h30min às 15h50min; e das 21h às 21h20min

Internação: das 15h às 17h

Unidade de Cuidados Especiais - UCE: (Orientada) das 9h30min às 11h30min e das 14h30min às 16h30min; (Social) das 21h às 21h30min.