Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Alerta: Os surtos de caxumba estão de volta!

Alerta: Os surtos de caxumba estão de volta!

17-08-2016

A Caxumba é uma infecção, causada por um vírus com o mesmo nome da doença, que se caracteriza pela inflamação das glândulas parótidas/salivares (glândulas localizadas na altura da mandíbula), de curso benigno, durando de 5 a 7 dias e desaparecendo espontaneamente. Eventualmente pode ser mais duradoura, pois na maioria das vezes é bilateral, ou seja, afeta as duas parótidas, primeiramente uma e depois a outra.

Segundo o médico Cláudio Stadnik, o que desencadeia a doença é pegar o vírus (contágio).  A caxumba não é transmitida pelo ar, e sim por gotículas das vias respiratórias, ou seja, para a pessoa pegar ela tem que ter um contato próximo com uma pessoa que esteja com o vírus. ‘’ O grande problema dos surtos é que quando uma pessoa adquire a doença, alguns dias antes de apresentar os sintomas e após os sintomas desaparecerem, ela continua liberando o vírus. Ou seja, muitos casos acontecem pelo desconhecimento de que algum amigo ou familiar está com a Caxumba, acabando por ter contato com a saliva ou espirro da pessoa com o vírus’’, ressalta o infectologista do Hospital Ernesto Dornelles.

Os sintomas da doença são semelhantes com os de uma gripe, caracterizados por febre, mal estar e dores no corpo. Nos dias conseguintes, nota-se um aumento na glândula parótida e os sintomas gripais desaparecem, restando somente a inflamação, por vezes dolorosa, tirando a fome e deixando a pessoa abatida. O indivíduo que contrai a doença geralmente fica imunizado pelo resto da vida, sendo outros casos de inflamação nas mesmas glândulas podem ser ocasionados por outros agentes, e não pelo vírus da Caxumba.

Em casos mais graves, o que é raro, pode ocorrer ‘’orquite’’ em homens, que é a inflamação dos testículos e nas mulheres, a ‘’ooforite’’, inflamação dos ovários. Em alguns episódios podem ocorrer também a meningite, que causa sequelas neurológicas e pode haver diminuição da capacidade auditiva e esterilidade devido à orquite. 

Não existem tratamentos para a caxumba, pois ela esvaece com o tempo, mas para diminuir os sinais, é recomendado muita hidratação, observação dos sintomas, repouso, e se manter distante de outras pessoas até que desapareçam todos os sintomas. No Brasil, as unidades de saúde oferecem a vacina chamada ‘’ Tríplice Viral’’, que protege contra os vírus do sarampo, da caxumba e da rubéola, indicada a partir dos 12 meses de vida e que é muito importante para a saúde de todos.

A melhor forma de prevenção, além de evitar o contato com pessoas infectadas, é a vacinação e, principalmente, higienizar constantemente as mãos após qualquer contato, independentemente de a pessoa ter uma doença ou não.

Dr.  Cláudio Marcel Berdun Stadnik - Infectologista do Hospital Ernesto Dornelles
CRM: 20201 

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min