Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Pâncreas: oitava causa de mortalidade por câncer

Pâncreas: oitava causa de mortalidade por câncer

18-04-2016

O pâncreas é uma glândula que possuímos no abdômen, posicionado transversalmente por detrás do estômago. Este órgão tem duas funções principais: a produção de hormônios, como insulina e glucagon, e enzimas digestivas.
 
O câncer de pâncreas mais frequentemente se origina de seu tecido glandular, originando portanto adenocarcinoma, responsável pela oitava causa de mortalidade por câncer.

Apesar de ser menos frequente que outros tipos de câncer, quando descoberto, usualmente já é avançado, e tem uma taxa de cura bastante baixa. 

O câncer no pâncreas ocorre principalmente após os 50 anos, com pico de incidência entre 70 e 75 anos. É um pouco mais frequente em homens, e os principais fatores de risco são o tabagismo, pancreatite crônica, sedentarismo, obesidade e dieta rica em gorduras.
 
Os sintomas geralmente são vagos e imprecisos. Pode ocorrer dor, associada ou não a obstrução de vias biliares, causando icterícia. Mais raramente manifesta-se por diarreia com gordura, diabete de início recente, pancreatite aguda ou trombose venosa.
 
O câncer de pâncreas tem chances de cura se for descoberto na fase inicial. Nos casos onde a cirurgia é uma opção, o mais indicado é a ressecção (retirada do tumor). 

Há, ainda, os procedimentos de radioterapia e quimioterapia, associados ou não, que podem ser utilizados para redução do tamanho do tumor e alívio dos sintomas. 

Para pacientes com metástases (disseminação do câncer para outras partes do corpo) a alternativa, como paliativo (apenas para alívio dos sintomas), é a colocação de endoprótese.

Não fumar, evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, além de adotar dieta balanceada, rica em frutas e vegetais, são medidas válidas para prevenir o câncer de pâncreas. 

O tabaco aparece como principal fator de risco para o surgimento desse tipo de câncer. Quem faz uso do cigarro e seus derivados, tem três vezes mais chances de desenvolver câncer de pâncreas do que os não fumantes. E quanto maior a quantidade e o tempo de consumo, maior o risco. A doença também está relacionada ao consumo excessivo de gordura, de carnes e de bebidas alcoólicas, e à exposição a compostos químicos, como solventes e petróleo, durante longo tempo. 

Pessoas que sofrem de pancreatite crônica ou de diabetes mellitus, submetidas a cirurgias de úlcera no estômago ou duodeno, que sofreram retirada da vesícula biliar, bem como com histórico familiar de câncer têm mais chances de desenvolver a doença. Esse grupo deve se submeter a exames médicos periódicos.

Dr. Guilherme Sander, Gastroenterologista do HED
CRM: 023587

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min