Home > Novidades > Público Geral > Eventos > Hospital Ernesto Dornelles promove Happy Hour alusivo ao Novembro Azul: mês de conscientização sobre o câncer de Próstata

Hospital Ernesto Dornelles promove Happy Hour alusivo ao Novembro Azul: mês de conscientização sobre o câncer de Próstata

Evento gratuito que visa aproximar especialistas e a comunidade será conduzido por Marcos Piangers

27-10-2016

Neste mês, o Hospital Ernesto Dornelles promove mais uma campanha dedicada a saúde da sociedade. O debate em formato de bate-papo será mediado por Marcos Piangers e terá a presença de médicos urologista e oncologista que estarão à disposição da população, esclarecendo dúvidas sobre câncer de próstata, a importância dos exames preventivos e o diagnóstico precoce. O evento será no dia 16 de novembro, às 19h, o HED realiza o ‘’Happy Hour Azul’’, no Anfiteatro Bruno Marsiaj da instituição (Av. Ipiranga, 1801 – térreo).
 
Os participantes serão recepcionados com um coquetel e os primeiros 60 a chegarem receberão um vale exame de PSA (Antígeno Prostático Específico - exame de sangue simples que serve para diagnosticar alterações na próstata) além de consultoria gratuita pós exame.
 

Saiba mais sobre a doença:

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil é o segundo mais comum entre os homens e tem uma estimativa para 2016 de cerca de 61.200 novos casos.

De acordo com o médico Oncologista do Hospital Ernesto Dornelles, Dr. Gabriel Marques dos Anjos, a causa exata do câncer de próstata não é conhecida, por isto, a melhor forma de prevenção é que todos os homens com mais de 50 anos devem procurar um urologista para avaliação periódica, com exceção daqueles com risco maior como histórico familiar, obesidade e afrodescendentes, nesses casos as visitas ao médico devem começam antecipadamente.

Na fase inicial, a maioria dos homens não tem sintomas, mas lembre-se que, dificuldade para urinar, micção frequente, dor ou sangue ao ejacular é um alerta para o aumento do tamanho da próstata.

Apesar do medo involuntário do exame de toque retal, ele é indolor e ainda é a forma mais precisa de detectar o câncer de próstata. Tanto ele quanto o antígeno prostático específico (PSA) no exame de sangue são importantes e recomendados anualmente.

 

Marcos Piangers

Radialista, apresentador e colunista

Autor dos livros ‘’O Papai é Pop’’ e ‘’O Papai é Pop 2’’

Dr. Márcus Falcão Bohmgahren

Médico Urologista do Hospital Ernesto Dornelles

Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia

Dr. Gabriel Marques dos Anjos

Responsável Técnico do Serviço de Oncologia e da Residência Médica em Oncologia do Hospital Ernesto Dornelles

Mestre em Ciências Médicas pela UFRGS

 

Todos os eventos

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI: das 10h às 10h30min; das 16h30min às 17h; das 21h às 21h30min


Emergência: das 11h às 11h20min; das 15h30min às 15h50min; e das 21h às 21h20min

Internação: das 15h às 17h

Unidade de Cuidados Especiais - UCE: (Orientada) das 9h30min às 11h30min e das 14h30min às 16h30min; (Social) das 21h às 21h30min.