Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Hidratação é o melhor remédio para manter a saúde

Hidratação é o melhor remédio para manter a saúde

Nutróloga do HED esclarece dúvidas sobre como hidratar-se corretamente na estação

06-01-2017

Por que beber água é importante e quais os benefícios para a saúde?

A água é a molécula mais abundante em todas as células. Ela é fundamental para manutenção do equilíbrio do nosso corpo, pois ajuda no transporte dos gases (oxigênio, gás carbônico), dos alimentos e produtos do metabolismo celular. Também contribui na lubrificação de vários tecidos como articulações (menor atrito nos movimentos), membranas que encobrem os pulmões, coração e intestinos – sendo importante no processo digestivo, respiratório e excretório.

Neste calor, como evitar a desidratação?

A água é também essencial para manutenção da temperatura corpórea. A evaporação da água do organismo, conhecida como suor, é o principal método usado para eliminar o calor do nosso organismo. A temperatura do nosso corpo é variável, sendo a média de 36,1 a 37,2 °C. A elevação dessa temperatura leva à chamada hipertermia, que se não corrigida, pode ser fatal.

A ingestão média diária de água pelo adulto deve ser de 1,5L a 3L, sendo variável entre pessoas e dependendo das condições climáticas, hábitos e intensidade de atividades físicas. É recomendado 2L água/dia, baseada nas perdas diárias mínimas de 1,5L/dia, considerando que se perca mais, além do consumo de alimentos sólidos que hidratam e repõem este total perdido.

Quais são os sintomas de desidratação?

Os sintomas vão desde sede, desconforto, queda da resistência, diminuição de força, energia, atenção e destreza até cólicas, dor de cabeça, exaustão, náuseas, fadiga e perda da consciência.

Com o envelhecimento, há um declínio na sensação de sede e a água deve ser sempre ofertada e consumida da mesma forma. Na verdade, quando ocorre sensação de sequidão, independentemente da idade, já está instalada uma leve desidratação. O ideal seria nunca precisarmos sentir essa necessidade para ingerir água.

Há outras formar de se hidratar sem ser com água?

Nenhuma outra bebida oferece os sais e minerais encontrados na água. Geralmente as pessoas substituem água por refrigerante ou água tônica quando sentem sede, mas essas bebidas contêm açúcar/adoçante, quantidade de sódio superior ao encontrado na água, além de conservantes e acidulantes. Elas não hidratam, pelo contrário, por aumentar essas concentrações de açúcar e sódio no nosso organismo, estimulam ainda mais o centro da sede, podendo contribuir para desidratação.

Devem ser evitadas de maneira geral e trocadas por sucos de frutas naturais ou a própria água com gás e um limão ou laranja para saborizar.

Alimentos que ajudam a hidratar: água de coco, abacaxi, melancia, melão, morango, pêssego, alface, repolho, espinafre, pepino, tomate.

Alimentos que desidratam: ricos em sódio, açúcar e cafeína.

A água gaseificada tem algum benefício adicional?

Ela possui as mesmas propriedades da água sem gás, não é acrescida de mais sódio, conservantes ou calorias, apenas de gás, e este gás não aumenta chances de nenhuma patologia, é uma questão de preferência.

A água pode auxiliar no processo de emagrecimento?

Todo nutriente, quando bem empregado, pode auxiliar no emagrecimento e manutenção do peso perdido. A água é parte fundamental na absorção e transporte de nutrientes.

 Além disto, algumas pessoas não reconhecem o estímulo da sede, interpretando como fome, e ingerindo alimentos sólidos ao invés de água. Ingerindo as necessidades de água recomendadas, impede-se que esta sensação mal interpretada ocorra, diminuindo a vontade de comer algo.

Jaqueline Coelho, Médica Nutróloga do Hospital Ernesto Dornelles

CRM: 28812

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min