Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Benefícios de se consumir alimentos integrais

Benefícios de se consumir alimentos integrais

02-09-2016

Quando pensamos em alimentação saudável, a primeira coisa que vem à cabeça é a inclusão de alimentos integrais no dia a dia. Aliado das dietas e queridinho das nutricionistas, de um modo geral, o alimento integral se torna a alternativa mais saudável entre as opções, por ser rico em fibras e manter suas características nutricionais.

Vamos nos aprofundar no assunto?

São alimentos integrais aqueles que contém fibras alimentares, pois são produzidos a partir de grãos e cereais que não sofrem processo de refinamento. Por possuir maior oferta de vitaminas e minerais, ajudam no melhor funcionamento intestinal quando acompanhados de boa hidratação, podem facilitar no emagrecimento e prevenir o aparecimento de algumas doenças.

Apresentando maior aporte de fibras se comparados a alimentos refinados, oferece menor índice glicêmico, ou seja, liberam menos glicose no sangue. Saciam mais rapidamente e proporcionam uma digestão mais lenta, portanto demoramos mais para voltar a sentir fome.

Mas não são em todas as ocasiões que alimentos integrais fazem bem. Situações onde as fibras alimentares são contraindicadas ou que se necessite de restrições de alguns micronutrientes, alimentos integrais podem trazer malefícios. Casos como esses devem ser analisados individualmente por um nutricionista.

Diferença entre integral, natural e orgânico:

- Alimentos integrais apresentam fibras e podem ter ingredientes químicos acrescentados pela indústria.

- Alimentos naturais são livres de ingredientes químicos, mas não necessariamente são integrais ou hipocalóricos.

- Os orgânicos são alimentos livres de agrotóxicos e hormônios, mas não necessariamente com menor nível de gordura ou caloria.

Fique atento!

Alimentos sem lactose e sem glúten são contraindicados apenas para pessoas que apresentam intolerância; caso contrário, alimentos contendo glúten e lactose devem fazer parte da rotina alimentar.

Não se alimente por conta própria, se resolver fazer dieta ou mudar sua rotina de alimentação, procure a ajuda de um profissional habilitado.

Julia Romero, Nutricionista do Hospital Ernesto Dornelles
CRN 7966

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min