Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Amamentação: tire suas dúvidas e escolha pela saúde do seu bebê

Amamentação: tire suas dúvidas e escolha pela saúde do seu bebê

17-08-2016

O aleitamento materno é a mais efetiva estratégia natural de afeto, proteção e nutrição para a criança e que colabora, também, para a redução da mortalidade infantil. Além da prevenção de muitas doenças, aumenta o vínculo da mãe com o bebê e protege de várias infecções durante o primeiro ano de vida.

A pediatra do Hospital Ernesto Dornelles, Fabiana Taugen, esclarece algumas dúvidas sobre o momento mais importante para você e seu bebê.

Confira abaixo:

Quais os benefícios da amamentação?

A Organização Mundial da Saúde, endossada pelo Ministério da Saúde do Brasil, recomenda o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses, promovendo uma série de benefícios para ambos.

Para o bebê, há uma redução de doenças que são potencialmente graves durante a infância, como diarreia, infecções pulmonares e alergias. Além de reduzir a chance de obesidade, melhorar a inteligência e desenvolvimento da cavidade bucal e prevenção de doenças futuras com alta morbimortalidade, como hipertensão, colesterol e diabetes. Para a mãe, além do melhor vínculo com o bebê, há também a prevenção do câncer de mama e ovário, esclerose múltipla e reduz também o risco de depressão pós parto.

A amamentação é um excelente método anticoncepcional nos primeiros seis meses após o parto (98% de eficácia), desde que a mãe esteja amamentando exclusiva ou predominantemente e ainda não tenha menstruado (GRAY, 1990).

O que é colostro?

Nos primeiros dias, o leite materno é chamado colostro, que contém mais proteínas e menos gorduras do que o leite maduro, ou seja, o leite secretado a partir do sétimo ao décimo dia pós-parto.

A alimentação da mãe interfere no leite do bebê?

Para a produção do leite, é necessária ingestão de calorias e de líquidos além do habitual.

Como regra geral, as mulheres que amamentam não necessitam evitar determinados alimentos. Entretanto, se elas perceberem algum efeito na criança de algum componente de sua dieta, devem procurar o seu médico para avaliação. O importante é consumir água o suficiente para não sentir sede e para facilitar sua vida, antes de cada amamentação, mantenha sempre um copo de água por perto para que você tenha fácil acesso quando sentir vontade de bebê-lo.

No período da amamentação não é recomendado o consumo de bebidas alcóolicas e o consumo exagerado de cafeína.

Existe alguma restrição ou todas as mães podem amamentar seus filhos?

Sim, há restrições, principalmente para as mães, portadoras de doenças infecto contagiosa, como por exemplo o HIV positivo. Algumas situações em que a mãe utiliza alguma medicação contraindicada formalmente a amamentação. Criança portadora de galactosemia, doença rara em que ela não pode ingerir leite humano ou qualquer outro que contenha lactose.

Quem não pode amamentar, como pode alimentar seu bebê sem medo?

Nestes casos, utiliza-se a fórmula artificial. Caso a interrupção seja apenas temporária, a mãe deve tentar esgotar manualmente o leite materno, para que siga estimulando a produção de leite e, quando possível, retornar a amamentação.


Fabiana Taugen, Pediatra do Hospital Ernesto Dornelles
CRM: 29491
Fontes Externas: Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min