Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Pré-natal: Atenção e exames que as gestantes precisam ter ao longo da gravidez

Pré-natal: Atenção e exames que as gestantes precisam ter ao longo da gravidez

13-05-2016

Considera-se pré-natal o período que compreende atenção a gestante durante os nove meses da gravidez até dois meses do pós-parto, ou seja, gravidez e puerpério. Neste período deve-se prevenir e promover a saúde, diagnosticar e tratar as intercorrências.
 
Segundo o Dr. Carlos Ely Brenner Dornelles, Obstetra do HED, há aumento da incidência de sífilis congênita e de hipertensão arterial, que é a maior causa de morte materna no Brasil.
 
A prevenção e promoção da saúde visa melhorar a capacidade neurológica do bebê e diminuir a incidência de doenças neurológicas na fase inicial da gestação, administrando certos medicamentos (ácido Fólico); solicitando uma série de exames clínicos laboratoriais e de imagens, no decorrer da gravidez, para diagnosticar, corrigir, orientar e tratar a gestante das intercorrências que surgirem neste período.
 
Durante o pré-natal o médico pode receitar certos medicamentos, se preciso, para melhorar a capacidade de desenvolvimento do complexo mãe/feto e para prevenir certos distúrbios metabólicos.
 
Temos que ter em mente os cuidados que envolve o uso de qualquer fármaco, pois devemos saber os efeitos potencialmente lesivos que eles podem causar ao feto; as náuseas e vômitos são as maiores causas de intercorrências no primeiro trimestre e é nesta fase que acontece a embriogênese (formação do feto), ou seja, toda a estrutura orgânica do bebê. Portanto, conhecer a segurança dos fármacos que estão a nossa disposição é fundamental nos cuidados que devemos ter durante o pré-natal; saber o aspecto da teratogênese das drogas, ou seja, o risco de provocar danos congênitos ao bebê.
 
No decorrer do pré-natal é tratado desde distúrbios simples (baixo risco) como náuseas, vômitos, anemia e infecções do trato urinário, até doenças mais complexas (alto risco) como ameaça de abortamento, hipertensão arterial e hemorragias, intervindo, e até, em alguns casos, interrompendo a gestação, visando sempre o bem estar da mãe e do bebê.
 
No puerpério os cuidados com o pós-parto se iniciam desde o nascimento (pós-parto imediato), indo até dois meses de vida do recém-nascido (pós-parto tardio); esta é a fase de orientação, prevenção e tratamento de distúrbios hemorrágicos, infecções, fatores emocionais (depressão pós-parto), falar sobre anticoncepção durante a amamentação e solicitar exames se necessário. 
 
O pré-natal, mesmo não atingindo a imensidão da população, é a melhor opção para termos, cada vez mais, uma população com mais saúde materno- fetal, para as mamães conceberem crianças mais saudáveis e para ter uma amamentação adequada.
 
Dr. Carlos Ely Brenner Dornelles, Obstetra do HED
CRM: 10191

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min