Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Água saborizada: hidratação e refrescância neste verão

Água saborizada: hidratação e refrescância neste verão

Aprenda como preparar águas saborizadas com ingredientes que você tem em casa

07-02-2016

A estação mais quente do ano chegou com tudo! Registrado como o verão mais intenso dos últimos anos, está sendo difícil para quem tem que trabalhar na rua ou passar as férias em casa. Mas como se manter hidratado e ainda garantir a refrescância para aguentar o calor?

Neste ano a sensação do momento são as águas saborizadas, que consistem em águas naturais, fervidas, filtradas ou minerais, acrescidas de ingredientes que podem ser frutas, verduras, especiarias e deixadas em infusão, dando um sabor e aroma ao liquido.

O benefício da água é que auxilia na absorção de vitaminas e minerais, no transporte de nutrientes do intestino até a célula, no transporte de gases como oxigênio e gás carbônico, lubrifica os tecidos como as articulações e está presente nas membranas que envolvem pulmões, coração e intestino. Sabemos que para o bom funcionamento do nosso corpo devemos tomar diariamente pelo menos 2 litros de água, pois é fundamental nos processos digestivo, respiratório e excretório.

Ricas em antioxidantes e minerais, as águas saborizadas, além de serem práticas e fáceis de fazer, são benéficas para o corpo pela mistura de ingredientes saudáveis e podem substituir a água normal, pois servem para hidratação basicamente, dando refrescância para quem não quer descuidar da saúde nestes dias quentes.  

Para fazê-las basta colocar numa jarra de vidro os ingredientes, misturá-los e coloca-los por 1 horas na geladeira antes de tomar. A criatividade na mistura das frutas vai ao gosto de cada um.

Lembre-se: quem tem problemas de coração, como insuficiência cardíaca e renal, deve cuidar para não ingerir água em excesso.

Para aproveitar o verão com sombra e água fresca, abaixo algumas receitas de águas saborizadas para fazer em casa, no trabalho, na praia ou levar para beira da piscina.

#FRUTAS CÍTRICAS E FOLHAS: 

Em uma jarra de vidro coloque rodelas de limão, abacaxi ou laranja e tempera-las com capim-cidró, erva-doce, hortelã e cardamomo. Após1 hora na geladeira a água estará refrescante e gostosa.

#LIMÃO, HORTELÃ E CAPIM CIDRÓ: 

Corte um limão (siciliano é mais aromático!) em rodelas e separe num recipiente. Misture 2 raminhos de hortelã e 2 de capim cidró (erva cidreira ou erva-doce). Depois amasse levemente os ingredientes, despeje água, misture e leve a geladeira por 1hora. Retire e acrescente as pedras de gelo. 

#ESPECIARIAS:

Corte um gengibre em cubos e misture com canela em pau e cravos da índia a gosto (sugestão: utilize 2 pedaços de canela e 5 de cravos). Deixe na jarra na geladeira por pelo menos 1h antes de servir.


Dra. Jaqueline Costa Coelho, Nutróloga
CRM 028812

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min