Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Previna-se contra a arritmia cardíaca

Previna-se contra a arritmia cardíaca

13-11-2015

No dia 12 de novembro, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. Arritmias cardíacas são alterações que ocorrem na geração ou na condução do estímulo elétrico e provocam modificações no ritmo cardíaco. Elas ocorrem quando o coração bate em ritmo mais acelerado que o normal ou mais lento e em descompasso.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Arritmias, no Brasil, 5% da população tem algum tipo de arritmia e a cada minuto duas pessoas morrem vítimas da doença. Além dos fatores de risco como insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão, diabetes, idade acima de 75 anos, histórico de derrame e doença cardiovascular, há alguns sintomas que podem indicar problemas:

- Confusão mental;

- Palpitações;

- Pressão Alta;

- Tonteiras;

- Desmaio;

- Fraqueza; e

- Dor no peito.

Você mesmo pode medir sua frequência cardíaca, basta colocar o dedo no pulso, pescoço, interior do cotovelo ou parte superior do pé. Conte os batimentos em um intervalo de 60 segundos. Em repouso, ele deve variar entre 60 e 100 batimentos por minuto. Muito abaixo ou acima destes números, procure um médico.

Para se prevenir, procure realizar exercícios físicos, se alimente bem, não fume, evite bebidas alcoólicas, preste atenção a sua pulsação e visite um médico anualmente.

Atenção aos jovens

Antes considerada uma doença de idosos, as doenças cardíacas têm aparecido também nos jovens. Um dos causadores são os energéticos, com consumo cada vez maior. Milhões de pessoas utilizam a bebida para espantar o cansaço ou mesmo para enfrentar a agitação da balada. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas, o consumo destes produtos no Brasil aumenta ano a ano chegando a mais de vinte milhões de litros. “Para alcançar tanto sucesso, a propaganda associou o consumo de energéticos a melhora da capacidade intelectual e física, além da vida saudável, mas as coisas não são assim tão simples e a propaganda está deixando de comentar alguns aspectos importantes relacionados ao consumo deste tipo de bebida dita "saudável", revela o cardiologista do Hospital Ernesto Dornelles, Dr. Cídio Halperin.

De acordo com ele, todos os energéticos têm como base a cafeína além de substâncias como proteínas, gorduras e outros estimulantes, assim aceleram o metabolismo e aumentam o estado de alerta deixando o cérebro mais atento e os demais órgãos do corpo funcionando mais rapidamente. Diversas outras reações podem ocorrer com esta estimulação do funcionamento corporal tais como dor de cabeça, respiração ofegante, aceleração do funcionamento do fígado (importante se a pessoa estiver utilizando algum remédio). “Talvez o efeito mais severo seja o surgimento de arritmias (acelerações dos batimentos do coração) e, em casos raros, até mesmo morte súbita”, comenta o Dr. Cídio Halperin. “Cuidado e moderação são as palavras chaves”, completa o médico.

Dr. Cídio Halperin, CRM 11681

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min