Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Você tem medo de anestesia?

Você tem medo de anestesia?

Anestesista e Coordenador do Centro Cirúrgico do Hospital Ernesto Dornelles, Dr. Airton Bagatini, tira as dúvidas e medos a respeito do procedimento

31-12-1969

Você tem medo de anestesia?

Anestesista e Coordenador do Centro Cirúrgico do Hospital Ernesto Dornelles, Dr. Airton Bagatini, tira as dúvidas e medos a respeito do procedimento 

 

No 16 de outubro, é comemorado o Dia da Anestesia.  As descobertas e invenções médicas transformaram a vida de várias civilizações, tornando-a possível com menos sofrimento e por muito mais tempo. Por isso, não é possível falar das grandes invenções da medicina sem um capítulo dedicado àquele que descobriu como era possível fazer uma cirurgia com anestesia geral. Isso aconteceu em 1846, na cidade de Boston, nos Estados Unidos, quando o americano Thomas Green Morton, pela primeira vez, usou o éter para realizar uma cirurgia, no anfiteatro cirúrgico do Massachusetts General Hospital.

Desde então muito foi descoberto a respeito. No começo, o próprio cirurgião, ou pessoas da área assistencial, realizavam a anestesia, causando muitos erros e até mortes, por falta de método científico.  A primeira anestesia realizada no Brasil foi com éter, em 1847, no Hospital Militar do Rio de Janeiro pelo médico Roberto Jorge Haddock Lobo.

“Após essas primeiras experiências, a evolução da anestesiologia não parou mais, paulatinamente novos anestésicos foram descobertos e introduzidos na prática médica. Atualmente é realizada com equipamentos modernos e fármacos específicos para analgesia (controle da dor), hipnose (perda da consciência), relaxamento muscular e controle dos sinais vitais.  A anestesiologia é hoje uma especialidade médica imprescindível no âmbito hospitalar”, conta o anestesista, Dr. Airton Bagatini.

A anestesia ainda é muito temida pelos pacientes no momento de uma internação hospitalar. Porém, hoje a aplicação é bastante segura, graças a profissionalização e a especialização dos profissionais que a aplicam. Dr. Bagatini, explica que hoje, além dos seis anos da faculdade de medicina, o médico terá mais três anos de dedicação exclusiva no estudo da anestesia – Residência Médica.

O anestesista é responsável não só pela aplicação do anestésico, mas também pela segurança do paciente antes, durante e depois da cirurgia, procedimento chamado de cuidado perioperatório.  Antes da cirurgia o paciente deverá conhecer seu anestesista, realizando uma consulta pré-anestésica em consultório. Durante a cirurgia, o anestesista é um dos responsáveis pelo paciente, cabendo a ele o controle dos sinais vitais, a segurança e o seu conforto. Após, faz o acompanhamento e controle da dor, das náuseas e vômitos e da pronta recuperação.  

Se você for realizar algum procedimento que necessite de anestesia, antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico tire todas as suas dúvidas com o profissional responsável, o Anestesista.

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min