Home > Novidades > Público Geral > Notícias > Dicas para se proteger de gripes e resfriados

Dicas para se proteger de gripes e resfriados

Entrevista com o pneumologista Mauricio Mello Roux Leite

13-07-2015

O inverno já chegou e com ele aumenta a necessidade de proteção contra gripes e resfriados. Pensando no seu bem-estar, o Dr. Mauricio Mello Roux Leite, pneumologista do HED, respondeu algumas questões sobre essas doenças tão comuns nesta estação do ano. Confira e siga as dicas do nosso médico!

Assessoria de Comunicação e Marketing - Quais os riscos que o frio traz à saúde?
Dr. Mauricio Mello Roux Leite - O frio e o inverno expõem o organismo a menores temperaturas e a maior confinamento (as pessoas ficam fechadas em casa em seus grupos familiares). A exposição das vias aéreas a menores temperaturas a expõe a danos físicos do frio e menor umidade do ar que o acompanha em muitos momentos. O confinamento facilita a disseminação de agentes virais transmitidos pelo contato (os vírus da gripe, por exemplo). Essa conjunção expõe as pessoas às infecções mais comuns do inverno, as gripes e os resfriados.

Assessoria - Como a pessoa pode diferenciar o resfriado e a gripe?
Dr. Mauricio - A gripe é uma doença febril, sintomas de vias aéreas superiores (tosse, coriza e secreção nasal) com dor no corpo, dor de cabeça e abdome e algumas vezes com diarréia. O resfriado limita-se aos sintomas de vias aéreas suoperiores (tosse, coriza e secreção nasal).

Assessoria - Quando é necessário procurar um médico?
Dr. Mauricio - O resfriado costuma ser limitado e cursa sem maiores complicações na maioria dos casos. A gripe é uma situação bem mais séria que pode evoluir para disfunção respiratória ou complicar com pneumonia, quadro grave e com riscos, especialmente para pessoas mais idosas, as mais sucetíveis às complicações da gripe.

Assessoria - De acordo com faixas etárias, existem cuidados específicos?
Dr. Mauricio - Os pacientes mais idosos devem realizar a vacinação anual contra a gripe, que tem a vacina alterada anualmente para cobrir os agentes mais frequentes identificados. Sempre que possível e indicado, é importante realizar a vacina contra a pneumonia que, ainda que não ofereça cobertura contra todas as pneumonias possíveis, é efetiva justamente na pneumonia mais comum e com maiores riscos na população em geral.
Para os mais jovens, assim como os mais idosos, manter uma dieta equilibrada e variada favorece o organismo para manter sua capacidade de enfrentamento das infecções sazonais.
No inverno, é importante manter-se sempre aquecido e evitar exposições a oscilações súbitas de temperatura ou ambientes confinados.

Assessoria - Como fazer a prevenção das doenças comuns no frio?
Dr. Mauricio - As principais prevenções são as vacinas e evitar os aglomeramentos, especialmente os confinamentos desnecessários. Uma dieta equilibrada e saudável e a prática de atividade física regular mantém o corpo saudável e em condições de lidar com as adversidades ocasionais ocorrentes no inverno

Assessoria - Alguma outra observação importante a respeito?
Dr. Mauricio - É importante vencer eventuais resistências e preconceitos com relação à vacina antigripal, esta medida contribuiu de modo expressivo nas internações por pneumonia nos últimos anos, a complicação com maior risco de vida para os pacientes, especialmente os idosos, com gripe.

  
Mauricio Mello Roux Leite 
Pneumologista
CRM 22.785

Todas as notícias


Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
UCE (01 Familiar):
10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30

Emergência (01 Familiar):
Leitos Pares: 11:00 às 11:20
Leitos Ímpares: 15:00 às 15:20

UTI (02 Familiar):
Leitos Pares 10:00 às 10:30 / 16:00 às 16:30 / 19:30 às 20:00

Unidade de Internação :
(02 familiares, sendo 01 por vez)
08hs às 21:00
Permanência de 30 min