Home > Novidades > Imprensa > Releases > Hospital Ernesto Dornelles na prevenção contra o Câncer de Mama e de Próstata

Hospital Ernesto Dornelles na prevenção contra o Câncer de Mama e de Próstata

A campanha Outubro Rosa e Novembro Azul se unem para informar a comunidade e colaboradores sobre a importância da prevenção.

Serão dois meses para alertar homens e mulheres dos riscos dos cânceres de próstata e de mama, respectivamente. A partir do dia 1º de outubro, o Hospital Ernesto Dornelles inicia as ações em alusão ao Outubro Rosa.

Para alertar as mulheres quanto a importância do autoexame, do diagnóstico precoce e dos riscos do não tratamento, a fachada da instituição ficará iluminada de rosa durante todo o mês e haverá faixas no em torno da instituição.

Ainda alusivo ao Outubro Rosa, o Serviço de Mastologia realizará o II Simpósio de Mastologia do HED, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de outubro, com o slogan “Você por inteiro: Ninguém sem mama”. O objetivo é divulgar o serviço oncoplástico oferecido pela instituição, onde a paciente tem a opção de sair da cirurgia de retirada do tumor já com a mama reconstruída.

Por ano, aproximadamente 5.030 gaúchas descobrem que possuem câncer de mama, 1.150 apenas em Porto Alegre. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a incidência no estado é de 87,72 novos casos para cada 100 mil mulheres. Entretanto, com o diagnóstico da doença em um estágio inicial, mais de 90% dos pacientes alcançam a cura.

Já no dia 30 outubro, das 10h às 13h, haverá uma ação no ambulatório da instituição (Av. Ipiranga, 1801), com alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul. Na data, serão oferecidos serviços como verificação de pressão, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), consultoria com médicos oncologistas, aplicação da escala de ansiedade e a entrega de folders informativos com dicas de saúde e prevenção. Durante todo o mês de novembro, faixas serão distribuídas ao redor do Hospital, incentivando o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O mês de novembro, intitulado “Novembro Azul”, foi escolhido para lembrar mundialmente os homens da importância da prevenção do câncer de próstata. O tumor é o segundo que mais mata os homens, atrás somente do câncer de pulmão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Todos os releases

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI: das 10h às 10h30min; das 16h30min às 17h; das 21h às 21h30min


Emergência: das 11h às 11h20min; das 15h30min às 15h50min; e das 21h às 21h20min

Internação: das 15h às 17h

Unidade de Cuidados Especiais - UCE: (Orientada) das 9h30min às 11h30min e das 14h30min às 16h30min; (Social) das 21h às 21h30min.