Home > Novidades > Imprensa > Releases > Hospital Ernesto Dornelles na prevenção contra o Câncer de Mama

Hospital Ernesto Dornelles na prevenção contra o Câncer de Mama

A campanha Outubro Rosa visa informar a comunidade e os colaboradores da instituição sobre a importância da prevenção.

Por ano, aproximadamente 5030 gaúchas descobrem que possuem câncer de mama, 1150 apenas em Porto Alegre. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a incidência no estado é de 87,72 novos casos para cada 100 mil mulheres. Entretanto, com o diagnóstico da doença em um estágio inicial, mais de 90% dos pacientes alcançam a cura.
 
Segundo o médico mastologista Mario Casales Schorr, o autoexame das mamas pode ser o primeiro passo para a identificação de um problema. A partir dessa possível alteração, o próximo passo é a procura por atendimento especializado e a realização de exames complementares. Apostando na prevenção do Câncer de Mama através do diagnóstico precoce, o Hospital Ernesto Dornelles apoia o Outubro Rosa e promove ações de conscientização.
 
Entre elas, sensibilizar as pessoas que transitam pelo cruzamento das Avenidas Ipiranga e João Pessoa, próximas a instituição, quanto à importância do cuidado com as mamas, pela exposição de faixas, distribuição de folders e adesivos que informam sobre a importância do autoexame, das visitas regulares ao mastologista e da mamografia.
 
Também serão distribuídos os laços rosa, símbolo mundial da conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e que representam o outubro rosa.
 
O Hospital Ernesto Dornelles, representado nessa iniciativa pelo Serviço de Mastologia, demonstra sua excelência no atendimento às mulheres com transtornos mamários. Baseado na abordagem multidisciplinar do câncer de mama, oferece aos pacientes exames diagnósticos por imagem, laboratório de patologia, tratamento oncológico e suporte das equipes de enfermagem, nutrição, fisioterapia e psicologia.
 
Além disso, enfoca o tratamento cirúrgico, que mais do que apenas extirpar da doença, é voltado à preservação e reconstrução da mama, como forma de diminuir a mutilação provocada pela doença, preservar a feminilidade e melhorar a qualidade de vida das nossas pacientes.
 
Sobre Dr. Mario Casales Schorr:
O Dr. Mario Casales Schorr foi Fellow no Serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva da Mama e Pesquisador no Instituto Europeu de Oncologia de Milão, Itália. É Mestre e Doutor em Patologia Experimental pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e membro do Serviço de Mastologia do Hospital Ernesto Dornelles.
 
  
HED em números:
 
Atualmente o Hospital Ernesto Dornelles conta com 284 leitos, uma equipe de aproximadamente 2000 médicos credenciados, e 1400 colaboradores que atendem a 32 especialidades. Trabalhando juntos, realizaram 160 mil consultas ambulatoriais, 26 mil atendimentos de emergência e mais de 20 mil cirurgias, somente no último ano.

Todos os releases

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI: das 10h às 10h30min; das 16h30min às 17h; das 21h às 21h30min


Emergência: das 11h às 11h20min; das 15h30min às 15h50min; e das 21h às 21h20min

Internação: das 15h às 17h

Unidade de Cuidados Especiais - UCE: (Orientada) das 9h30min às 11h30min e das 14h30min às 16h30min; (Social) das 21h às 21h30min.