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Grupos de Apoio

GAPO – Grupo de Apoio a Pacientes Ostomizados

Desde 1993, o Serviço Social do HED desenvolve um projeto de atendimento a pacientes com ostomias intestinais e urinárias, em que são orientados sobre alguns aspectos envolvendo a nova situação com a qual se defrontam, após o ato cirúrgico.
A família é envolvida no processo, na medida em que seu apoio e aceitação tornam-se fundamentais para que consiga sobreviver ao "trauma" pelo qual está passando.
A partir de julho de 1996, teve início um trabalho envolvendo a equipe multidisciplinar, coordenado pelo Serviço Social, com o objetivo principal de preparar o paciente e seus familiares para o convívio definitivo ou temporário com Ostomia. O trabalho envolve Proctologistas, Residentes, Enfermeiros, Nutricionistas, Psicólogas e Assistentes Sociais, que compõem o GAPO (Grupo de Apoio a Pacientes Ostomizados), e atende o paciente portador de ostomias intestinais e urinárias, internados ou de ambulatório, quando encaminhados pelo médico.

Esse grupo constitui uma equipe multidisciplinar que poderá atender o paciente ostomizado, nas fases pré e pós operatórias, dependendo da solicitação médica. O GAPO é coordenado pelo Serviço Social (SAC) e está preparado para orientar e apoiar os pacientes em relação a autocuidados, recursos disponíveis na comunidade, alimentação, vida social e apoio psicológico.

Mais Informações:
Telefone: (51) 3217.8500
E-mail: gapo@hed.com.br 

Grupo de Combate ao Tabagismo

O Grupo de Combate do Tabagismo do HED tem o objetivo de auxiliar os fumantes no abandono definitivo da dependência do cigarro. Ele é destinado aos colaboradores, clientes e comunidade. 
O tratamento acompanha e auxilia o fumante de forma mais global, auxiliando na identificação das estratégias individuais de mudanças na rotina e hábitos, buscando reconstruir uma vida sem o cigarro.

 

Mais informações: 
No Serviço Social do HED (localizado no térreo)                                                                             Telefone: (51) 3217.8500

Serviço de Psicologia Clínica

O Serviço de Psicologia Clínica presta atendimento psicológico ao paciente hospitalizado, bem como a seus familiares. Proporciona condições para que possam elaborar os sentimentos ocasionados no momento do diagnóstico e da internação, auxiliando-lhes a enfrentar o tratamento proposto, preparando-os para cirurgias, para a alta hospitalar, oferecendo suporte/apoio para aliviar seus sofrimentos e angústias.
Para isto, basta que o médico solicite no prontuário o atendimento da psicologia. Este serviço é oferecido pelo Hospital Ernesto Dornelles sem ônus para o paciente.
Além disso, participamos do grupo Amigos do Peso com pacientes que realizaram a cirurgia para obesidade mórbida, Grupo de Acolhimento da UTI Adulto, Grupo de Acolhimento da Emergência, Grupo de Humanização da UTI e Comissão Pró-Saúde.
Oferecemos ainda atendimento ambulatorial a pacientes em tratamento no ambulatório de oncologia e a seus familiares.
A equipe do Serviço de Psicologia Clínica é composta pelas psicólogas Bárbara Cristina Steffen Rech e Tatiane Galli e por estagiários de Psicologia Clínica.

Mais informações:
Localização: 10 º andar
Telefone: (51) 3217.8406
E-mail: psicologia@hed.com.br

Serviço Social

O Serviço Social é um serviço oferecido aos pacientes e familiares que visa ouvir, encaminhar e acompanhar críticas, sugestões e elogios.

Atendimento:
De segunda a sexta-feira das 8h30min às 17h30min.
Localização: Térreo
Telefone: (51) 3217.8500
E-mail: sac@hed.com.br

Sua contribuição é muito importante para nós. Com a sua participação poderemos melhorar nossos serviços.

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI: das 10h às 10h30min; das 16h30min às 17h; das 21h às 21h30min


Emergência: das 11h às 11h20min; das 15h30min às 15h50min; e das 21h às 21h20min

Internação: das 15h às 17h

Unidade de Cuidados Especiais - UCE: (Orientada) das 9h30min às 11h30min e das 14h30min às 16h30min; (Social) das 21h às 21h30min.