Home > Serviços e Especialidades Médicas > Grupos de Apoio

Grupos de Apoio

Grupo Toque de Vida

Grupo de Apoio – Toque de Vida do Hospital Ernesto Dornelles, foi criado em 2016, para atender pacientes que tiveram ou enfrentam o câncer de mama, com o objetivo de disponibilizar um espaço de discussões sobre o enfrentamento da doença, expressar emoções sobre o assunto e as repercussões em suas vidas. Buscando sempre favorecer a coesão do grupo, incentivando a troca de experiências entre as mesmas, médicos mastologistas e oncologistas e profissionais de nutrição, fisioterapia e psicologia ficam à disposição das pacientes para esclarecer dúvidas e orientá-las, de acordo com as necessidades individuais de cada uma.

Os encontros ocorrem nas quintas-feiras com frequência quinzenal, na Unidade de Mastologia do HED. (Av. Ipiranga, 1801 – 2 º andar). Não é necessária a inscrição prévia.

Mais informações: 

Telefone: (51) 3217-8424 (setor de Mastologia), ou pessoalmente no setor de Psicologia Clínica, localizada no 10º andar.


Grupo de Combate ao Tabagismo

O Grupo de Combate do Tabagismo do HED, tem o objetivo de auxiliar os fumantes no abandono definitivo da dependência do cigarro. É aberto aos colaboradores, clientes e comunidade em geral. 
Através de uma equipe multidisciplinar, o grupo orienta e auxilia o fumante de forma mais global, auxiliando na identificação das estratégias individuais de mudanças na rotina e hábitos, buscando reconstruir uma vida sem o cigarro.

Mais informações: 

Serviço Social do HED (localizado no térreo)                                                                             Telefone: (51) 3217-8500


Serviço de Psicologia Clínica

O Serviço de Psicologia Clínica presta atendimento psicológico ao paciente hospitalizado, bem como a seus familiares. Proporciona condições para que possam elaborar os sentimentos ocasionados no momento do diagnóstico e da internação, auxiliando-lhes a enfrentar o tratamento proposto, preparando-os para cirurgias, para a alta hospitalar, oferecendo suporte/apoio para aliviar seus sofrimentos e angústias.
Para isto, basta que o médico solicite no prontuário o atendimento da psicologia. Este serviço é oferecido pelo Hospital Ernesto Dornelles sem ônus para o paciente.
Além disso, participamos do grupo Amigos do Peso com pacientes que realizaram a cirurgia para obesidade mórbida, Grupo de Acolhimento da UTI Adulto, Grupo de Acolhimento da Emergência, Grupo de Humanização da UTI e Comissão Pró-Saúde.
Oferecemos ainda atendimento ambulatorial a pacientes em tratamento no ambulatório de oncologia e a seus familiares.
A equipe do Serviço de Psicologia Clínica é composta pelas psicólogas Bárbara Cristina Steffen Rech e Tatiane Galli e por estagiários de Psicologia Clínica.

Mais informações:
Localização: 10 º andar
Telefone: (51) 3217.8406
E-mail: psicologia@hed.com.br


Serviço Social

O setor atende os usuários e seus familiares de forma acolhedora e humanizada, a fim de identificar e trabalhar os determinantes sociais que possam interferir no seu tratamento de saúde.

Busca propiciar espaço de reflexão sobre suas necessidades e possibilidades de recuperação e de cuidado, frente as suas condições de vida. Atua como um mediador entre usuário/família/equipe, contribuindo para a plena informação de sua situação de saúde. E, tem como objetivo principal contribuir para o atendimento integral e qualificado à saúde dos usuários da instituição.

            O setor também é responsável pelo Serviço de Apoio ao Cliente – SAC

O acolhimento do assistente social no SAC é mediado pela escuta qualificada das demandas apresentadas, no estabelecimento de vínculo e na identificação do melhor encaminhamento à resolução da situação apresentada.

As manifestações (críticas, elogios e sugestões) são encaminhadas às áreas competentes tendo em vista a qualificação das ações e práticas desenvolvidas na instituição.

Mais informações:
Localização: térreo 
Horário: 08h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira
Telefone: (51) 3217-8500 
E-mail: sac@hed.com.br

 

Dados de Atendimento
Fone (51) 3217-2002
Av. Ipiranga, 1801 - Porto Alegre/RS - como chegar

Horário de Visitas
Unidade de Tratamento Intensivo - UTI: das 10h às 10h30min; das 16h30min às 17h; das 21h às 21h30min


Emergência: das 11h às 11h20min; das 15h30min às 15h50min; e das 21h às 21h20min

Internação: das 15h às 17h

Unidade de Cuidados Especiais - UCE: (Orientada) das 9h30min às 11h30min e das 14h30min às 16h30min; (Social) das 21h às 21h30min.